Capela Sistina — Foto: O GLOBO O conclave que vai definir o novo Papa começa na quarta-feira na Capela Sistina,no Vaticano. O local passou a ser usado para a assembleia de cardeais em 1942,quando fo
Capela Sistina — Foto: O GLOBO
O conclave que vai definir o novo Papa começa na quarta-feira na Capela Sistina,no Vaticano. O local passou a ser usado para a assembleia de cardeais em 1942,quando foi eleito o Papa Alexandre VI (1431-1503). A Capela,no entanto,leva o nome de Sixto IV,Pontífice de 1471 a 1484. Foi ele quem ordenou a restauração da antiga Cappella Magna. As obras,iniciadas e concluídas em 1473 e 1481,respectivamente,contaram com a decoração das paredes Sul com afrescos que contam a história de Moisés; as paredes do Norte,que narram a vida de Cristo; e a parede de entrada,além dos retratos dos antigos Pontífices.
Veja fotos: Vaticano prepara Capela Sistina para conclave que elegerá novo PapaEntenda: Por que a Capela Sistina é preparada para o ritual e qual a sua importância?Quem são os favoritos para suceder o Papa? Conheça os cardeais mais cotados
A decoração foi feita de 1481 a 1482 pelo pintores florentinos: Pietro Perugino,Sandro Botticelli,Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli. Depois,o Papa Júlio II,Pontífice de 1503 a 1513,contratou Michelangelo para pintar os afrescos do teto da capela,feitos entre 1508 e 1512. Mais de 20 anos mais tarde,o artista foi chamado a pintar o afresco,o "Juízo Final",na parede atrás do altar. A obra foi revelada em 1541.
São seis afrescos que retratam cenas da vida de Moisés. Da direita para a esquerda.
São seis afrescos que retratam cenas da vida de Cristo. Da esquerda para a direita.
O Papa Júlio II,sobrinho de Sisto IV,decidiu modificar a decoração. Júlio II contratou Michelangelo em 1508 para pintar: o teto,a parte superior das paredes e as lunetas ou pinturas em arco,que circundam o teto. O trabalho foi concluído em outubro de 1512,e a capela foi inaugurada na Festa de Todos os Santos,em 1º de novembro,com uma solene missa. O teto é dividido em quatro partes: História de Noé e a Criação,Profetas e Sibilas,Cenas do Velho Testamento e Ancestrais de Cristo.
No final de 1533,o Papa Clemente VII,Pontífice de 1523 a 1534,encarregou Michelangelo de fazer o afresco da parede do altar,o Juízo Final,de 13,7 metros de altura por 12 metros de largura. A pintura resultou na perda de afrescos do século XV,incluindo o retábulo da Virgem Assunta entre os Apóstolos e os dois primeiros episódios das Histórias de Moisés e de Cristo,pintados por Perugino. A grandiosa composição foi pintada por Michelangelo entre 1536 e 1541 e têm mais de 300 figuras ao redor de Cristo.
© Hotspots da moda portuguesa política de Privacidade Contate-nos