BELEZA May 6, 2025 IDOPRESS

Às vésperas do conclave, cardeais debatem conflitos dentro e fora da Igreja

O cardeal sérvio Ladislav Nemet caminha na Via della Conciliazione,em Roma,após a congregação em que os prelados discutiram questões relativas ao conclave que começa amanhã — Foto: AFP

O cardeal sérvio Ladislav Nemet caminha na Via della Conciliazione,em Roma,após a congregação em que os prelados discutiram questões relativas ao conclave que começa amanhã — Foto: AFP

No penúltimo dia de reuniões pré-conclave,os cardeais discutiram os conflitos que rondam o próximo Papa. Dentro e fora do Vaticano. Na segunda-feira de manhã,os eleitores que escolherão o novo Pontífice debateram como enfrentar as divisões na Igreja. À tarde,a pauta foi dominada pelas guerras e pela crise migratória. Em meio às conversas,circularam em Roma,dando rápidas entrevistas e até interagindo com fiéis e curiosos.

Cardeal de Brasília: Igreja não está dividida e novo Papa será de continuidadeParticipante da eleição papal: 'Desejo um conclave rápido,o povo quer ver o novo Papa',diz cardeal Dom Orani Tempesta

Os cardeais manifestaram “forte preocupação” com as divisões internas da Igreja,informou o porta-voz da Santa Sé. Os embates marcaram o pontificado de Francisco,que enfrentou oposição aberta da ala ultraconservadora do clero.

Em 2016,quatro cardeais se rebelaram publicamente depois que o Papa defendeu que a Igreja fosse mais tolerante em temas relacionados à família. Francisco havia encorajado os sacerdotes a terem mais compaixão com divorciados que voltaram a se casar.

Resistência a Francisco

A orientação irritou os tradicionalistas,que acusaram o Pontífice de provocar “grave desorientação e desorientação entre os fiéis”. Dos quatro signatários da carta,só o americano Raymond Burke,de 76 anos,participará do conclave.

Cara-crachá: Às vésperas de conclave de sucessão de Francisco,cardeais eleitores sabem pouco uns sobre os outros

Mais tarde,em 2019,cardeais alemães questionaram o documento preparatório para o Sínodo da Amazônia,iniciativa do Papa para discutir a crise climática. O cardeal Gerhard Müller acusou o texto de adotar concepções próximas ao marxismo e incompatíveis com a doutrina da Igreja. Ele tem 77 anos e estará na Capela Sistina a partir de amanhã.

Na segunda reunião de ontem,os cardeais discutiram o desafio de lidar com conflitos externos. Cardeais que vivem em áreas conflagradas defenderam a atuação da Igreja como mediadora em negociações de paz. Nos últimos anos,Francisco fez apelos insistentes pelo fim das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Em 2019,numa das cenas mais marcantes de seu pontificado,ele beijou os pés de três líderes do Sudão do Sul que haviam assinado um acordo de pacificação.

Além de discursar,o Papa fez várias doações para ajudar vítimas de conflitos. No domingo,o Vaticano informou que um de seus papamóveis será transformado numa clínica de saúde móvel para atender crianças em Gaza. Francisco voltou a pedir um cessar-fogo na região em sua última aparição pública,um dia antes de morrer.

Ao discutir a crise migratória,cardeais defenderam que a Igreja continue a apoiar pessoas obrigadas a se deslocar. O tema também foi central no pontificado de Francisco. Na primeira viagem após ser eleito,em 2013,ele visitou a ilha italiana de Lampedusa,uma das principais portas de entrada de imigrantes na Europa. A imagem do Papa rezando pelos mortos em naufrágios no Mar Mediterrâneo correu o mundo e jogou luz sobre o drama humanitário. Na viagem,ele protestou contra a “globalização da indiferença” em relação aos mais vulneráveis.

Quem são os 'popemakers': Dez cardeais sem direito ao voto exercem papel-chave na escolha do sucessor de Francisco

Últimos preparativos

A dois dias do início do conclave,o Vaticano acelerou os últimos preparativos para a votação. Cerca de cem funcionários que prestarão assistência aos cardeais no período de isolamento foram obrigados a prestar juramento de silêncio. O camerlengo Kevin Farrell sorteou os quartos que cada cardeal ocupará até o fim da votação. Os eleitores ficarão espalhados em dois prédios: Santa Marta,onde vivia Francisco,e Santa Marta Antiga,no mesmo conjunto.

Para alegria dos fotógrafos,operários usaram um guindaste para instalar as cortinas no balcão central da Basílica de São Pedro,cenário da primeira aparição do novo Papa. Foram instalados bloqueadores para cortar o sinal telefônico dentro dos muros do Vaticano.

Para tranquilizar turistas e fiéis que farão vigília à espera do anúncio,a Santa Sé informou que celulares funcionarão normalmente na Praça de São Pedro. Quando o cardeal protodiácono Dominique Mamberti disser a tradicional frase “Habemus papam” (Temos papa,em latim),milhares de fotos e vídeos da fumaça branca já estarão nas redes sociais.

Tópico Moda: Guia Ultimate para as últimas tendências da moda

Bem -vindo ao nosso guia sobre as últimas tendências da moda! Neste mundo de moda em ritmo acelerado e em constante mudança, pode ser um desafio acompanhar os estilos e tendências mais recentes. Mas não tema, porque o abordamos. De desfiles ao estilo de rua, de grampos clássicos a designers emergentes, nosso guia abrangente fornecerá tudo o que você precisa saber para navegar no emocionante mundo da moda. Vamos embarcar nessa jornada de alfaiataria juntos e descobrir como você pode abraçar sem esforço as últimas tendências da moda!